quarta-feira, 30 de maio de 2007

Se o homem pensasse como os animais...

"Se os homens pensassem como os animais..."
"Se o homem pensasse como o pássaro...festejaria cada amanhecer com uma linda canção."
"Se o homem pensasse como o cavalo...ultrapassaria os obstáculos com classe, firmeza e determinação."
"Se o homem pensasse como o cão...faria do amor uma constante troca de carinho, lealdade e fidelidade."
"Se o homem pensasse como o gato...teria calma e quilíbrio em qualquer dificuldade."
"Se o homem pensasse como a abelha...constataria que nada se constrói sozinho."
"Se o homem pensasse como a formiga...veria que trabalho e sucesso trilham o mesmo caminho."
"Se o homem pensasse como a baleia...veria a importância do poder da solidariedade."
"Se o homem tivesse a pureza e a simplicidade de ser, dos animais...a paz deixaria de ser um sonho e seria uma realidade."

"Chegará o dia em que os homens conhecerão a alma dos animais e, nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade."
(Leonardo Da Vinci)
Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu
(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Ursos da Caverna...Perfeição!

O Urso das Carvernas era parecido com os ursos atuais, porém era bem maior, cerca de duas vezes o tamanho de um urso Polar ( que o maior carnivoro terrestre que existe atualmente ) que viveu há aproximadamente 12 mil anos atrás durante o Pleistoceno, o Urso das Cavernas pesava quase 1,5 toneladas e media quase 4,0 metros de altura em pé.
O Urso das Cavernas era considerado pelos homens primitivos como um animal sagrado e existem relatos gravados nas paredes de cavernas demonstrando uma forma de ritual para urso. Eles tinham uma dieta basicamente carnivora, que nem os ursos de grande porte atuais, entre suas presas estavam os Alces Gigantes, Preguiças Gigantes, Mamutes, peixes, roedores e até homens das cavernas.
Possuiam uma musculatura e agressividade maior que a dos ursos atuais, pois as circunstancias da época exigiam essas caracteristicas e certamente teriam que concorrer com grandes predadores como Tigres dentes de sabre e enfrentar as diversas eras glaciais que existiam em sua época.Dados do Mamífero:Nome: Urso das Carvernas
Nome Cientifico: Ursus spelaeus
Época: Pleistoceno
Local onde viveu: Europa e ásiaPeso: Cerca de 1,4 toneladas
Tamanho: 2 metros de altura
Alimentaçao: Carnivora.
Fonte:www.avph.com.br/ursodascavernas.htm

Carinhos de urso...

Mesmo que eu lhe pareça grande, às vezes, até o assuste, sou movido pelo instinto do amor - que rege, sem excepção, os filhos sadios da Mãe Natureza...Posso ficar distante, mesmo ausente, lutando por nossa sobrevivência, rosnar nervoso, preocupado com tempos difíceis e amanhãs incertos...
Até mesmo, pegar o peixe sem me preocupar em ensiná-lo a pescar, decidindo e agindo por nós, na única certeza de que, se Deus quiser, você terá muito tempo para isso...
Muitas vezes, ficar calado, sem dividir problemas, escondendo medos, dúvidas e aflições...
Olhar seu tamanho e, em silêncio, pedir ajuda ao Céu para que me ajude a vê-lo crescer, seguir firme seu caminho, acreditando poder tudo, sem dificuldades e indecisões...
Com meu jeito meio sem jeito, posso crescer de tamanho, morder ou morrer, só para acabar com um perigo que ronde meus afetos...
Na mesma proporção de meu tamanho, acabo por cometer excessos e enganos, eu sei... Exageros, como sempre, no mel, no sal, no etc. e tal... Mas, ainda assim, acredite, no meu "exagerado-e-assumido-ursa-e-humanamente-felpudo-e-imenso" amor por você, querido filho.
Fonte:http://laurabmartins03.blogs.sapo.pt/
Que todos os pais-mães-ursos tenham um lindo dia!!!


Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)Email:
reinodobicho@yahoo.com.br











Cura pela mente

Veterinários desafiam a medicina ao incrementar suas consultas com telepatia. E garantem: os cães se comunicam pelo pensamento
A intimidade entre o ser humano e os animais domésticos atinge níveis inesperados. As mascotes já têm privilégios antes exclusivos de gente: se esbaldam em hotéis, freqüentam academias de ginástica e têm à disposição hospitais veterinários de última geração. Tudo por amor, um amor quase de filho, diriam os donos. Mas agora se anuncia que a última barreira entre as espécies, a da comunicação, foi quebrada. Um grupo de veterinários garante que é possível se comunicar com os bichinhos e está levando a técnica da telepatia para as clínicas.
'Sou uma espécie de intérprete que cura problemas emocionais e faz revelações sobre a vida íntima dos animais', explica a ÉPOCA a americana Penelope Smith, que está lançando por aqui Linguagem Animal. O livro já vendeu mais de 80 mil exemplares no mundo e foi traduzido para 14 idiomas. Penelope vem ao Brasil em maio para divulgar sua teoria em workshops
A idéia da telepatia começou a ganhar adeptos no fim da década de 90, quando o pioneiro em comunicação interespécies, o inglês Rupert Sheldrake, reconhecido bioquímico da Universidade de Cambridge, publicou o livro Cães Que Sabem Quando Seus Donos Estão Chegando. No best-seller, ele afirma que os laços afetivos que unem cães e gatos a seus donos criam uma sintonia que favorece a comunicação telepática.
Sheldrake é o autor da tese sobre ''campos mórficos'', segundo a qual a afinidade entre dois seres permite a comunicação a distância. ''Os animais têm um comportamento antecipatório e podem adivinhar ou pressentir a chegada de seu dono'', teoriza Sheldrake, que assina mais de oito obras sobre o assunto.
O resultado apresentado pelo autor mostra que pelo menos metade dos cães avaliados muda seu comportamento quando, a dezenas de quilômetros de distância, o dono pega a chave do carro e resolve voltar para casa. 'As informações viajam por vibrações', filosofa. Os experimentos foram feitos em horários diferentes, para evitar o condicionamento do animal.
O resultado apresentado pelo autor mostra que pelo menos metade dos cães avaliados muda seu comportamento quando, a dezenas de quilômetros de distância, o dono pega a chave do carro e resolve voltar para casa. 'As informações viajam por vibrações', filosofa. Os experimentos foram feitos em horários diferentes, para evitar o condicionamento do animal.
O
time brasileiro de telepatas explicou a ÉPOCA quais são os pré-requisitos para se comunicar com os animais. 'Noção de ioga e muita capacidade de concentração', aconselha a veterinária Sheila Waligora, seguidora de Penelope Smith. Para ela, espiritualidade e Ciência devem andar juntas. 'Em seguida, basta olhar bem no fundo do olho do animal e mentalizar a imagem que se deseja passar', simplifica a veterinária Maristela Montelli. 'E a resposta faz o caminho inverso: uma imagem se forma em nossa mente', completa Ivani Gonçalves, adepta de tratamentos alternativos como florais e homeopatia para animais.
Especialistas em comportamento de bichos ressaltam que os sentidos superaguçados dos cães, como audição e faro, os fazem sentir cheiros e vibrações sonoras muito antes de eles serem percebidos por uma pessoa. 'Os bichos antecipam chuva e terremoto, mas isso não tem relação com paranormalidade', rebate Francisco Azevedo, veterinário e adestrador há 15 anos.
Seres Superiores
O inglês Rupert Sheldrake, de Cambridge, luta pelo reconhecimento científico de sua tese sobre telepatia animal
Divulgação
RENEGADO Sheldrake enfrenta o preconceito da comunidade científica
ÉPOCA - Quando você sentiu que poderia se comunicar com animais?Rupert Sheldrake - Ainda na infância. Eu ficava fascinado com a habilidade dos pombos de encontrar o caminho de volta para casa e comecei a observar mais os animais e a me relacionar com eles de forma mais intensa.
ÉPOCA - Como provar que os animais captam informações por telepatia?Sheldrake - Consegui provas disso a partir de experimentos com mais de 200 animais e seus donos. Observei que 50% dos
cães e 30% dos gatos passam a esperar em frente à porta ou à janela pelo menos dez minutos antes de o dono chegar, independentemente do horário.
ÉPOCA - Qual é a contribuição da telepatia animal para a Ciência? Sheldrake - Reconhecer essa capacidade nos animais significa promovê-los a um status superior, e isso muda uma série de paradigmas arcaicos da Ciência.
ÉPOCA - Por que a telepatia não é aceita?Sheldrake - Existe um tabu contra tudo o que não seja exato. Os cientistas precisam se abrir para a espiritualidade. Telepatia não é coisa de maluco.
Fonte:
www.revistaepoca.globo.com
"Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida."

- São Francisco de Assis



Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)
Email: reinodobicho@yahoo.com.br








domingo, 13 de maio de 2007

Simplesmente...Mãe!

"Mãe: a palavra mais bela." " Quando se é mãe, nunca se está só em seus pensamentos. Uma mãe sempre dever pensar por dobro - uma vez por ela e outra por seu filho. "
" O amor de uma mãe não contempla o impossível."
"Um amor mais forte que tudo, mais obstinado que tudo, mais duradouro que tudo,é somente o amor de mãe."
"Tudo é incerto neste mundo hediondo, mas não o amor de uma mãe."
"O amor de mãe cresce em se dar."
"Teus braços sempre se abrem quando preciso um abraço. Teu coração sabe compreender quando preciso uma amiga. Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso uma lição. Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar. "
"Uma mãe nunca deixa seu filho em casa, mesmo quando ela não o carrega consigo.
"Mãe é o amigo mais verdadeiro que temos quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações."
"A maternidade tem o preço determinado por Deus, preço que nenhum homem pode ousar dimininuir ou não entender."
"A força da maternidade é maior que as leis da natureza."
"O coração de uma mãe é um abismo profundo em cujo fundo você sempre encontra perdão."
"Quando você é mãe, você nunca está realmente sozinha em seus pensamentos. Uma mãe sempre tem que pensar duas vezes, uma por ela e outra por seu filho."
"Uma mãe entende mesmo o que um filho não diz."
"Mãe é aquela pessoa para quem você corre quando está em apuros."
"O amor de mãe é paz. Ele não precisa ser adquirido, não precisa ser merecido."
"Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles."
"Para os ouvidos de uma criança, 'mãe' é mágica em qualquer lingua."
"Algumas mães são carinhosas e outras são repreensivas, mas isto é amor do mesmo modo, e a maioria das mães beija e repreende ao mesmo tempo."
"Mães são filósofos instintivos."
"O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho."
Luciana Nagamatsu e o "Reino do Bicho", desejam às mamães de todas as espécies, muita paz, respeito, carinho, igualdade e muito... muito AMOR!
Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)Email: reinodobicho@yahoo.com.br






















quinta-feira, 10 de maio de 2007

Acupuntura Veterinária

A acupuntura veterinária vem sendo praticada há cerca de 5000 anos, tendo sua origem na mesma época em que surgia a acupuntura humana, na China antiga. Os chineses praticavam a acupuntura regularmente em seus animais. Inicialmente em cavalos, muito importantes tanto para a agricultura quanto para a guerra. Posteriormente, passaram esses conhecimentos para prática em outros animais e finalmente, em cães, gatos e aves.
Este método terapêutico é baseado na energia vital ou QI. explicação mais detalhada sobre acupuntura atua desbloqueando QI ou energia vital. Ao fazer isso, há um estímulo do sistema imunológico que auxiliará na homeostasia e na capacidade de autocura do organismo. A acupuntura faz com que o organismo libere endorfinas e outros hormônios. Ao mesmo tempo, há uma diminuição das inflamações sejam elas internas ou externas.


Os chineses descobriram que os animais possuem meridianos e pontos reflexos semelhantes aos encontrados em seres humanos. Através dos meridianos, existe um fluxo de energia vital ou QI. Os meridianos se conectam aos órgãos internos, músculos, articulações e sistema nervoso. Estes mesmos meridianos também estão conectados entre si, fazendo uma rede em todo o organismo. Os pontos de acupuntura, encontrados sobre os meridianos, são áreas da pele através das quais podemos afetar e alterar o fluxo de QI. Quando um animal está doente, existe um desequilíbrio ou interferência no fluxo de QI. O Acupunturista veterinário manipula o QI do animal, estimulando específicos pontos de acupuntura, que melhorarão o fluxo energético e diminuirão o bloqueio ou desequilíbrio. Após experimentos de Oswald Kothbauer na Áustria e Erwin Westermayer na Alemanha,em bovinos e eqüinos, a acupuntura começou a ser levada a sério e reconhecida como um método terapêutico legítimo em medicina veterinária no mundo ocidental.


Para que o médico veterinário possa ser capaz de fazer um diagnóstico através da medicina tradicional chinesa e assim, obter bons resultados com o tratamento de acupuntura, é necessário que ele tenha um profundo conhecimento do sistema de meridianos e o relacionamento desses meridianos com órgãos, vísceras ,além dos possíveis problemas e doenças relacionados a estes meridianos.
Abaixo, você verá uma lista das principais áreas em que a acupuntura obtém bons resultados Músculo- Esquelético Esta é a área mais comumente tratada com acupuntura na prática médica ocidental. Alguns médicos veterinários se limitam ao tratamento de problemas relacionados à artrite, artrose, dores e lesões musculares, ignorando uma série de outros problemas orgânicos que podem ser beneficiados pela acupuntura.

Ginecologia:
Todos os problemas reprodutivos podem ser tratados com o auxílio da acupuntura, incluindo anestro, metrite, distocia, retenção de placenta, agalactia, mastite e infertilidade.Problemas Reprodutivos no MachoImpotência, orquite, epididimite, diminuição de libido e de contagem de espermatozóides são problemas tratados com sucesso através da acupuntura.
Alterações Hormonais:
Quase todo o sistema endócrino pode ser influenciado pela acupuntura, incluindo algumas funções do hipotálamo,hipófise, tireóide, para-tireóide e adrenais. Também é possível regular os níveis de açúcar no sangue (glicemia).
Neurologia / Psicologia:
A ansiedade, epilepsia e alguns problemas comportamentais respondem bem a tratamentos com acupuntura.DermatologiaA pele nos mostra se o animal vem sendo bem nutrido além de podermos avaliar a capacidade de excreção através do sistema respiratório, digestivo e urinário. Se o acupunturista veterinário mantiver estes sistemas funcionando regularmente, isso estará refletido em uma pele saudável e pelagem bonita e lustrosa.PerformanceA acupuntura vem sendo utilizada para a melhora da performance em cães e cavalos. Dependendo do que se quer obter, o tratamento deve ser feito um ou dois dias antes da competição, devido à capacidade de relaxamento e sedação da acupuntura. Passadas 48 horas do tratamento para performance, nota-se um aumento no vigor e na vitalidade, além de se observar que o animal aparenta um bem-estar notável.

Muito veterinários vem utilizando aparelhos a laser para a acupuntura, em substituição das agulhas. Em animais muito sensíveis ou ariscos, o laser mostra-se muito útil, pois além de indolor, o terapeuta não tem que se preocupar com o ângulo e profundidade corretos na inserção e manipulação da agulha.

A eletro acupuntura é muito útil em alguns tratamentos específicos. Quando é necessária uma manipulação mais forte ou prolongada, a eletro estimulação conseguirá um estímulo mais forte em menos tempo. É uma opção quando o tratamento com agulhas convencionais não obtém o efeito desejado.Outra variação no tratamento da acupuntura é a aquapuntura, que é a injeção de líquidos nos pontos de acupuntura. Em alguns casos, o efeito de um tratamento com a aquapuntura dura mais tempo do que a acupuntura tradicional. Os líquidos utilizados na aquapuntura podem ser drogas homeopáticas, vitaminas, vacinas ou mesmo soro fisiológico. A substância à ser injetada não têm grande importância, mas sim o ponto de acupuntura que será estimulado. Uma outra vantagem é o tempo de aplicação, que é menor do que o tratamento com agulhas convencionais.É importante ter sempre em mente de que existe uma série de problemas que necessitam de tratamento com medicamentos e cirurgias. O uso da acupuntura associada ao tratamento com drogas e cirurgias aumenta muito a chance de recuperação e a qualidade de vida de seu cão ou gato, além de acelerar o processo de recuperação.
Poesia:

Cachorrinho desesperado

Cachorrinho está latindo
Au, au, au, au
Cachorrinho está preocupado
O que aconteceu ao cachorrinho?
Parece que perdeu alguma coisa
Au, au, au, au
Cachorrinho anda de lado
Anda em
círculos
Quer pular o portão
Au, au, au, au
Que tem esse cachorrinho
Quanto barulhão
Au, au, au, au
Cachorrinho perdeu o que?
Não se sabe, não se sabe
Como acalmar o cachorrinho
Au, au, au, au
Dá pra ele um ossinho
Não tem jeito, não tem jeito
Cachorrinho está desesperado
Au, au, au, au
Quem souber como fazer
Um cachorrinho se acalmar
Por favor, mande me dizer!

(Rosângela Trajano)

E ai?

Vamos amar, cuidar e respeitar os animais? :O)

Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)
Email:
reinodobicho@yahoo.com.br