Cientistas sul-coreanos anunciaram na segunda-feira a criação do primeiro lobo clonado da história, o que pode ajudar a salvar uma espécie da extinção. A equipe da Universidade Nacional de Seul, que já havia obtido o primeiro cão clonado - um afghan hound chamado Snuppy, em 2005 - apresentou dois lobos de uma espécie nativa, chamados Snuwolf and Snuwolffy, que nasceram há respectivamente um ano e um ano e meio. A divulgação demorou porque o trabalho foi submetido a verificações extras, uma vez que a equipe está envolvida em suspeitas de fraude. No passado, a equipe foi chefiada pelo célebre pesquisador Hwang Woo-suk, suspeito de cometer falsidade ideológica, enriquecimento ilícito e violações à lei de bioética em seu trabalho. Há 20 anos não há registros de lobos no ambiente natural da Coréia do Sul, segundo o cientistas, e os únicos animais conhecidos dessa espécie são uma pequena alcatéia com cerca de dez indivíduos em um parque natural de Seul. Em dezembro, os cientistas sul-coreanos disseram ter clonado outros três cães da raça afghan hound e melhorado a eficácia dos métodos de clonagem. Para a clonagem do lobo, foram transferidos 251 embriões reconstruídos para o útero de 12 lobas, que conseguiram gerar dois filhotes vivos. Os caninos são considerados os mamíferos mais difíceis de clonar, devido ao seu ciclo reprodutivo.
Fonte: Estadão Online
Clonagem já tem amplo uso na agropecuária


Associada à técnica de transgenia, a clonagem animal pode servir ainda para produzir nos animais transgênicos substâncias que auxiliem no tratamento de doenças em humanos. Como exemplo, em 1997, os pesquisadores do laboratório PPL Therapeutics, que financia as pesquisas do Instituo Roslin, produziram por clonagem uma ovelha, a Polly, para produzir a proteína sangüínea alpha-1-antripsina, usada no tratamento da fibrose cística, uma doença genética incurável que afeta uma em cada 1.600 crianças de origem caucasiana. Como matéria-prima, os biólogos usaram uma célula tirada de um embrião de uma ovelha. No núcleo desta, enxertaram um gene humano. A seguir, usaram um óvulo de outra ovelha, descartaram o seu núcleo e o substituíram com o núcleo da célula geneticamente modificada. Criaram assim, uma célula clonada do feto original, que foi introduzida no útero da mãe substituta (de aluguel).

Outras ovelhas, irmãs de Polly, foram programadas para produzir fibrinogeno e proteína ativada C, drogas usadas para impedir a coagulação do sangue.
Clone Brasileiro

No Brasil o primeiro mamífero clonado foi a bezerra Vitória, da raça simental (leiteira), fruto de experiência conduzida por Rodolfo Rumpf, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), de Brasília. O anúncio do nascimento da bezerra foi feito em março de 2001, oito meses antes da empresa americana Advanced Cell Technology anunciar o sucesso de seus experimentos com bovinos, que comprovaram um bom desenvolvimento de 24 bezerros clonados. Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país fora do grupo dos países ricos a produzir um mamífero clonado.

(Ernesto Che Guevara)
Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu - (Médica Veterinária - CRMV-PR-7094).
Email: reinodobicho@yahoo.com.br
2 comentários:
jordan retro
nike air force
balenciaga
golden goose
jordan shoes
jordan shoes
ferragamo belt
balenciaga
yeezy boost 350 v2
ultra boost
mes sources réplique dolabuy Bonus Dolabuy Celine redirigé ici répliques de sacs à main gucci
Postar um comentário