quinta-feira, 10 de maio de 2007

Acupuntura Veterinária

A acupuntura veterinária vem sendo praticada há cerca de 5000 anos, tendo sua origem na mesma época em que surgia a acupuntura humana, na China antiga. Os chineses praticavam a acupuntura regularmente em seus animais. Inicialmente em cavalos, muito importantes tanto para a agricultura quanto para a guerra. Posteriormente, passaram esses conhecimentos para prática em outros animais e finalmente, em cães, gatos e aves.
Este método terapêutico é baseado na energia vital ou QI. explicação mais detalhada sobre acupuntura atua desbloqueando QI ou energia vital. Ao fazer isso, há um estímulo do sistema imunológico que auxiliará na homeostasia e na capacidade de autocura do organismo. A acupuntura faz com que o organismo libere endorfinas e outros hormônios. Ao mesmo tempo, há uma diminuição das inflamações sejam elas internas ou externas.


Os chineses descobriram que os animais possuem meridianos e pontos reflexos semelhantes aos encontrados em seres humanos. Através dos meridianos, existe um fluxo de energia vital ou QI. Os meridianos se conectam aos órgãos internos, músculos, articulações e sistema nervoso. Estes mesmos meridianos também estão conectados entre si, fazendo uma rede em todo o organismo. Os pontos de acupuntura, encontrados sobre os meridianos, são áreas da pele através das quais podemos afetar e alterar o fluxo de QI. Quando um animal está doente, existe um desequilíbrio ou interferência no fluxo de QI. O Acupunturista veterinário manipula o QI do animal, estimulando específicos pontos de acupuntura, que melhorarão o fluxo energético e diminuirão o bloqueio ou desequilíbrio. Após experimentos de Oswald Kothbauer na Áustria e Erwin Westermayer na Alemanha,em bovinos e eqüinos, a acupuntura começou a ser levada a sério e reconhecida como um método terapêutico legítimo em medicina veterinária no mundo ocidental.


Para que o médico veterinário possa ser capaz de fazer um diagnóstico através da medicina tradicional chinesa e assim, obter bons resultados com o tratamento de acupuntura, é necessário que ele tenha um profundo conhecimento do sistema de meridianos e o relacionamento desses meridianos com órgãos, vísceras ,além dos possíveis problemas e doenças relacionados a estes meridianos.
Abaixo, você verá uma lista das principais áreas em que a acupuntura obtém bons resultados Músculo- Esquelético Esta é a área mais comumente tratada com acupuntura na prática médica ocidental. Alguns médicos veterinários se limitam ao tratamento de problemas relacionados à artrite, artrose, dores e lesões musculares, ignorando uma série de outros problemas orgânicos que podem ser beneficiados pela acupuntura.

Ginecologia:
Todos os problemas reprodutivos podem ser tratados com o auxílio da acupuntura, incluindo anestro, metrite, distocia, retenção de placenta, agalactia, mastite e infertilidade.Problemas Reprodutivos no MachoImpotência, orquite, epididimite, diminuição de libido e de contagem de espermatozóides são problemas tratados com sucesso através da acupuntura.
Alterações Hormonais:
Quase todo o sistema endócrino pode ser influenciado pela acupuntura, incluindo algumas funções do hipotálamo,hipófise, tireóide, para-tireóide e adrenais. Também é possível regular os níveis de açúcar no sangue (glicemia).
Neurologia / Psicologia:
A ansiedade, epilepsia e alguns problemas comportamentais respondem bem a tratamentos com acupuntura.DermatologiaA pele nos mostra se o animal vem sendo bem nutrido além de podermos avaliar a capacidade de excreção através do sistema respiratório, digestivo e urinário. Se o acupunturista veterinário mantiver estes sistemas funcionando regularmente, isso estará refletido em uma pele saudável e pelagem bonita e lustrosa.PerformanceA acupuntura vem sendo utilizada para a melhora da performance em cães e cavalos. Dependendo do que se quer obter, o tratamento deve ser feito um ou dois dias antes da competição, devido à capacidade de relaxamento e sedação da acupuntura. Passadas 48 horas do tratamento para performance, nota-se um aumento no vigor e na vitalidade, além de se observar que o animal aparenta um bem-estar notável.

Muito veterinários vem utilizando aparelhos a laser para a acupuntura, em substituição das agulhas. Em animais muito sensíveis ou ariscos, o laser mostra-se muito útil, pois além de indolor, o terapeuta não tem que se preocupar com o ângulo e profundidade corretos na inserção e manipulação da agulha.

A eletro acupuntura é muito útil em alguns tratamentos específicos. Quando é necessária uma manipulação mais forte ou prolongada, a eletro estimulação conseguirá um estímulo mais forte em menos tempo. É uma opção quando o tratamento com agulhas convencionais não obtém o efeito desejado.Outra variação no tratamento da acupuntura é a aquapuntura, que é a injeção de líquidos nos pontos de acupuntura. Em alguns casos, o efeito de um tratamento com a aquapuntura dura mais tempo do que a acupuntura tradicional. Os líquidos utilizados na aquapuntura podem ser drogas homeopáticas, vitaminas, vacinas ou mesmo soro fisiológico. A substância à ser injetada não têm grande importância, mas sim o ponto de acupuntura que será estimulado. Uma outra vantagem é o tempo de aplicação, que é menor do que o tratamento com agulhas convencionais.É importante ter sempre em mente de que existe uma série de problemas que necessitam de tratamento com medicamentos e cirurgias. O uso da acupuntura associada ao tratamento com drogas e cirurgias aumenta muito a chance de recuperação e a qualidade de vida de seu cão ou gato, além de acelerar o processo de recuperação.
Poesia:

Cachorrinho desesperado

Cachorrinho está latindo
Au, au, au, au
Cachorrinho está preocupado
O que aconteceu ao cachorrinho?
Parece que perdeu alguma coisa
Au, au, au, au
Cachorrinho anda de lado
Anda em
círculos
Quer pular o portão
Au, au, au, au
Que tem esse cachorrinho
Quanto barulhão
Au, au, au, au
Cachorrinho perdeu o que?
Não se sabe, não se sabe
Como acalmar o cachorrinho
Au, au, au, au
Dá pra ele um ossinho
Não tem jeito, não tem jeito
Cachorrinho está desesperado
Au, au, au, au
Quem souber como fazer
Um cachorrinho se acalmar
Por favor, mande me dizer!

(Rosângela Trajano)

E ai?

Vamos amar, cuidar e respeitar os animais? :O)

Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)
Email:
reinodobicho@yahoo.com.br










Um comentário:

Simone disse...

Olá, estava observando o seu blog e estou interessada em fazer acupuntura na minha cachorrinha. Ela é uma Yorkshire, tem 08 anos e tem problema na patinha traseira, que tem se agravado em função da obesidade, adquirida pela castração.

Voce é veterinária em Curitiba. Qual a sua Clinica. Pode me passar o endereço e telefone para que eu possa ligar e marcar uma consulta?

No aguardo e parabéns pelo seu Blog, é lindo, como os animais!

Um abraço,

Simone Spena