segunda-feira, 23 de abril de 2007

HAMSTER

O hamster pertence à família roedora e há muitas espécies diferente mas só algumas espécies são mantidas como animais de estimação, e é o animal pequeno mais popular de estimação em muitos países hoje. A maioria das espécies de hamster habitam áreas de semi-deserto e é noturno. A maioria espécies, mas não todas, tem a bochecha expansível na qual eles podem levar comida e forragem para o ninho.Há muitas espécies de hamsters, mas são 5 espécies criadas em cativeiro como animais de estimação são:
Hamster Sírio
(Mesocricetus Auratus) (também chamado de Hamster Dourado, o Sírio de pelos longos às vezes é chamado de TeddyBear Hamster)
Hamster Anão Russo Campbells
(Phodopus Sungoris Campbelli)
Hamster Anão Russo Branco Invernal
(Phodopus Sungoris Sungoris)(também chamado de Djungarian ou Hamster Siberiano)
Hamster Chinês
(Cricetulus Griseus)
Hamster Roborovski
(Phodopus Roborovskii)
Outras espécies incluem:
Hamster europeu ou Comum
(Cricetus Cricetus)
Hamster Camundongo
(Calomyscus Bailwardi)
Hamster Ladak
(Cricetulus Alticola)
Hamster Listrado Chinês
(Cricetulus Barabensis)
Hamster Mongol
(Cricetulus Curtatus)
Hamster de Eversmann
(Cricetulus Eversmanni)
Hamster Tibetano
(Cricetulus Kamensis)
Hamster de rabo longo
(Cricetulus Longicaudatus)
Hamster Cinzento
(Cricetulus Migratorius)
Hamster de rabo muito longo
(Cricetulus Triton)
Hamster Romeno
(Mesocricetus Newtoni)
Hamster Caucasiano
(Mesocricetus Raddei)
TRATANDO DO HAMSTER:

A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergué-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá
logo que não tem nada que temer.
A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão.
Uma vez que o Hamster está certo que não há nada que temer, levante a parte superior da gaiola ou abra a porta da gaiola, e puxe o hamster para cima com as duas mãos. Não segure forte pois também pode se assustar com isso.
Não erga seu hamster muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e simplesmente aterrissará em seu colo.
Uma vez que você tirou seu hamster da gaiola, e está se sentando, coloque o hamster de frente para você - eles parecem menos inclinados a saltar se estão de frente para você. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Uma vez satisfeito de passar de uma mão à outra, com suavidade comece a encurvar seus dedos ao redor do corpo de forma que possa começar a adquirir o hábito de ser segurado.
Primeiro seu hamster deve ficar contente de caminhar de uma
mão à outra com seus dedos ao redor de seu corpo e você pode então se sentar e deixando-o caminhar novamente de uma mão à outra.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Seja paciente e gentil e seu hamster se tornará muito facilmente domesticado.
Se seu hamster realmente é assustadiço ou teve uma experiência ruim e morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Uma vez que o hamster deixe de morder pode começar a manusear o hamster sem luvas.
Não manuseie seu hamster diretamente depois que você tenha manuseado comida. Hamsters têm vista extremamente pobre e confiam no sentido do olfato, se você tem comido há pouco uma maçã, o hamster cheirará isto em sua mão e pensará que sua mão é uma maçã e pode dar uma mordida.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos - é freqüentemente difícil remover um chinês de sua mão! Outro ponto digno de nota sobre o chinês é que se eles estão nervosos têm o hábito de esvaziar a bexiga em sua mão! Roborovskis são extremamente vivazes e rápidos e então não são facilmente tratados . Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.
DICAS DE CRIAÇÃO DE HAMSTERS
Antes de iniciar sua criação de hamsters deve ser levado em consideração o que será feito com as crias. Embora o tamanho médio de uma ninhada de um Hamster Sírio é de 8 crias eles podem ter até 18 crias e Hamsters Anão tem uma ninhada média de 4 crias mas pode ter até 14 crias. Então é vital que isto seja considerado antes de criar hamsters.
Lojas de animais de estimação podem estar dispostas a receber o excesso mas é melhor perguntar antes de tomar a decisão de criar seus hamsters.

DOMANDO, ADESTRAMDO E TRUQUES
Os Hamsters são mansos, de boa índole, curiosos e brincalhões.
Embora um tanto ariscos no início, podem ser amansados e se acostumam facilmente à presença do dono. Com o tempo e algum adestramento, eles até aprendem truques que divertem as pessoas, como, pôr exemplo, dançar sobre duas patas.
Comece pôr acostumá-los à sua presença. Aproxime-se calmamente, com movimentos lentos e voz suave. Coloque a sua mão dentro da gaiola, e conserve-a imóvel. Pela sua curiosidade de natural o Hamster chegará mais perto. Vai cheirar e se afastar, mas sem medo. Repetindo a operação algumas vezes, o bichinho, aos poucos, vai deixar que você o segure na mão. Numa segunda etapa, coloque alguma guloseima na mão. Nas primeiras vezes o Hamster vai abocanhar o petisco (um biscoito, pôr exemplo) e comê-lo em algum canto da gaiola. Mas logo vai se acostumar e comer na própria mão do dono sem nenhuma cerimônia. Depois, mesmo sem biscoitinhos, ele vai andar e subir muito à vontade pelo braço do criador. Quando o dono é atencioso e amoroso, o hamster se sentirá seguro, o que facilitará o treinamento. Se você quer que ele aprenda a atender pelo nome, a cada vez que você chegar com algum biscoito, chame-o suavemente como forma de atrair a atenção. A tendência é que, a partir da associação do som de seu nome ao biscoito ele passe a atender sempre que você chamá-lo.
Com esta técnica conhecida como reflexo condicionado pode-se ensinar várias coisas. Para ensinar um Hamster a dançar, toque na vitrola determinada música. É importante que seja sempre a mesma, de modo que o animal associe aquela música com os exercícios que deverá fazer para receber a recompensa. os exercícios são: pegue a guloseima e eleve-a um pouco do solo da gaiola, a uma altura que o bichinho tenha que ficar de pé para conseguir apanhar. Com ele de pé, movimente o biscoito de um lado a outro, no ritmo, e ele seguirá sua mão. Tempos depois o biscoito na mão será dispensável, ele dançará seguindo simplesmente os seus movimentos. Mas sempre recompense-o, após cada exercício. Conta-se que, se bem adestrado, é só ouvir a música e ele começará a dançar.
Procure fazer os exercícios de treinamento, pelo menos, uma vez por dia. Lembre-se sempre, porém, de que um animal adestrado nunca perde os seus instintos, apenas controla-os um pouco. Portanto, se você achar que pode deixar o Hamster solto pela casa só porque ele é ensinado vai acabar aprendendo uma lição da natureza: como roedor, ele certamente vai arranhar alguns móveis, forros de cadeira, etc. Querer mudar isso é adulterar seu companheiro. Você pode passear com ele no ombro, no bolso, torná-lo. um grande amigo, mas nunca contrarie os seus instintos naturais.
CUIDADOS COM O HAMSTER
PREPARAÇÃO E LIMPEZA DA GAIOLA, ALOJAMENTO, ESCOVAMENTO, COMIDA E ÁGUA, DENTES, TRATAMENTO, SAÚDE
PREPARAÇÃO E LIMPEZA DA GAIOLA

A gaiola do hamster deve ser preparada cobrindo o chão com lascas de madeira e com material conveniente para que o hamster possa fazer um ninho.
A gaiola deve ser colocada longe da luz solar direta e fora de correntes de ar.
A gaiola deve ser limpa semanalmente e os hamster apreciarão se algum material do ninho velho for colocado na gaiola limpa junto com algum material fresco para ele fazer o ninho.

ALOJAMENTO

Os Hamsters Sírios normalmente não toleram a companhia de outros hamsters quando chegam a 8-10 semanas de idade e por isso eles devem ser alojados separadamente.Um hamster, uma gaiola.
Hamsters Anões vivem em pares ou agrupados com sexos misturados ou únicos.

ESCOVAMENTO

Hamsters não precisam de escovamento, com exceção de machos de pelos longos que podem precisar da escova ocasional para remover lascas da pelagem. Para isso é melhor usar uma escova de dentes macia.
COMIDA E ÁGUA

Água fresca sempre deve estar disponível, fornecida por uma garrafa de água fixada ao lado da gaiola.
Os hamsters devem ser alimentados com uma ração básica cada noite e também pode ser fornecidos suplementos alimentares. Adiantando o tempo de alimentação um pouco cada dia é possível encorajar o hamster para acordar mais cedo.

DENTES

Os dentes de um hamster crescem continuamente e para manter os dentes no comprimento correto o hamster roe. Lojas de animais de estimação, Pet Shop vendem uma variedade de produtos especificos para os hamsters roer. Também madeira de árvores frutíferas fornecerão algo para o hamster roer.. Biscoitos de cachorro duros também ajudarão a manter os dentes de um hamster no comprimento correto.

Criando Hamster no cativeiro e etc.

GAIOLAS, FORRAGEM, MATERIAL PARA O NINHO.
1 - GAIOLAS

Há uma variedade de gaiolas de hamster disponíveis em Pet Shop (lojas de animais de estimação).
O tipo mais comum de gaiola tem uma base de plástico e a parte superior de arame rígido. A parte superior se separa da base, fácilitando tirar o hamster da gaiola e fácilita também a limpeza. Elas também são bastante duráveis. Gaiolas semelhantes projetadas para ratos são satisfatórias para o Hamsters Anão ( tipo da espécie Chines) que pode se apertar pelas barras de gaiolas projetadas para hamsters.
Também há vários tipos de gaiolas que consistem em compartimentos e túneis. Estas podem ser bastante caras e difíceis de limpar. Também hamsters maiores podem achar os túneis um pouco apertados. Estas gaiolas são porém ideais para o Hamsters Anão.
Também podem ser usados aquários para alojar um hamster. Eles são a prova de correntes de ar mas podem ser desajeitados para limpar. Uma garrafa de água pode ser fixada ao lado do aquário usando Velcro como adesivo.
Raramente são vistas gaiolas totalmente feitas de metal nestes dias, pois têm uma tendência para enferrujar.
Podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de uma combinação de madeira e malha de arame mas hamsters tendem a roer a madeira e assim estes tipos de gaiolas podem precisar de consertos de vez em quando.
Também podem ser feitas gaiolas de fabricação caseira de caixas de armazenamento de plástico com a parte superior de malha de arame.
Estas são fáceis limpar e a prova de correntes de ar.
2 - FORRAGEM

É preferível usar lascas de madeira como cobertura de chão ao invés de serragem que pode causar irritações nos olhos e problemas respiratórios. As lascas de madeiras devem ser de preferência de madeira que tenha menos oleosidade possível.

3 - MATERIAL PARA O NINHO

Um hamster requer material para construir um ' ninho'. Papel macio rasgado em tiras é mais utilizado porque não causa ao hamster nenhum dano se comido e rasga facilmente. Feno também pode ser usado mas não deve estar mofo ou empoeirado.
Lã de algodão ou material fofo para o ninho podem causar danos para um hamster se comidos e não rasgarão se o hamster se enrolar neles, poratnto é melhor evitar. Não devem ser usadas lascas de Cedro porque é perigoso para os hamsters.
Há vários tipos de lã de algodão vendidos como material fofo para ninhos em lojas para hamsters e marcados como "seguros". Infelizmente este tipo de material pode causar bloqueios do estômago se comido pelo hamster o que resulta em morte e pode se enrolar ao redor de um membro e apertando-o pode resultar na perda daquele membro.
Como uma regra geral qualquer material para ninhos usada para hamsters deveria se dissolver se colocada em água ou numa solução de ácido muito fraca e deveria rasgar facilmente. Isto assegurará que se comido pelo hamster o material para o ninho se dissolverá no estômago e se enrolou ao redor de um membro será facilmente rasgado. Qualquer material para ninho que não siga este criterio não deveria ser usado.
Para advertir outros que podem estar usando material para ninho inadequado para o hamsters ou outros animais, e tentar persuadir os fabricantes para fazer material mais seguro, se você teve qualquer tipo de dano ou a morte de seu hamster causada por material para ninho você deve passar essa experiência para o maior numero de pessoas possível e notificar o fabricante.
A linguagem do hamster
Ações
Significados

Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão
Insegurança, lugar não-familiar
Estufar as bochechas
Intimidação
Limpar-se meticulosamente
Sentido de conforto, de estar em paz
Bocejar
Contentamento, relaxamento
Levantar as duas patas dianteiras
Defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
Saltar no ar
Bom humor, excitação
Sentar na parte posterior do corpo
Atenção ou agressão
Orelhas apontando para trás
Cansaço ou insegurança; medo, mau-humor, agressividade, atenção
Deitar sob as costas, imóvel
Postura de defesa; medo
Andar com a pante anterior do corpo abaixada e o rabo levantado
Medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
Coçar
Conforto, relaxamento
Limpar-se repentina e prolongadamente
Estado de alarme, susto
Orelhas dobradas
Atenção
Hesitar repentinamente
Estado de alarme ou medo
A SAÚDE DO HAMSTER

Hamsters são, em geral, animais robustos, mas algumas das enfermidades mais comuns são listados abaixo:
Diarréia - Ela pode ser causada por superalimentação de legumes ou comida úmida. Um hamster que sofre de diarréia não deve ser alimentado com qualquer legume ou comida úmida até se recuperar. Nos casos de diarréia prolongada deve ser procurado o conselho do veterinário.
Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados e devem ser mantidos mornos (mas não quentes). Se o hamster tem dificuldade para respirar ou não se recupera depois de alguns dias deve ser procurado o conselho do veterinário.
Hibernação - Hamsters Sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando pode parecer duro e frio com pequena evidência de respiração, porém os bigodes podem ser vistos crispados em um hamster hibernando. Porque hamsters não fazem ' planos' para hibernar eles devem ser despertados para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado com suavidade até ficar ativo. Bastante comida e água devem estar disponíveis.
Sarna ( Perda de pelo) - Isto pode acontecer em hamsters mais velhos e normalmente acontece na barriga ou área do quadril. Isto pode ser evitado esmagando tabletes de levedura na comida do hamster. Perda de pelo também pode ser associada com irritação de pele e nesse caso deve ser procurado conselho veterinário.
Mancha no Quadril - Esta não é uma doença mas é conhecida por causar aos donos de hamster um pouco de preocupação quando notam isso. O hamster Sírio tem uma mancha em cada quadril, estas são glândulas de odor e são perfeitamente normais. Eles podem parecer pegajosos de vez em quando.
Qualquer hamster que sofre de enfermidade séria ou prolongada deve ser levado a um veterinário.
Diferenciação de sexo

Para descobrir o sexo de seu hamster, é necessário que você veja seus genitais. Isto pode ser feito de várias maneiras:
Coloque o hamster em uma das mãos, cubra-o com sua outra mão e vire-o de barriga para cima.
Encoste a palma de sua mão nas do hamster, envolva-o com os dedos indicador e polegar, segurando abaixo das patas dianteiras, e levante-o.
Segure o hamster pela pele do pescoço e supenda-o até conseguir ver sua barriga e genitais.
Nos hamsters machos adultos, em geral, os testículos são facilmente vistos, podendo até mesmo serem visualizados de cima. No entanto, nos hamsters mais jovens, a diferença não é tão evidente. Olhando para os genitais, você verá dois orifícios - o pênis ou vagina e o ânus. No macho, o espaço entre os dois é em geral 1-2 cm e, na fêmea, este espaço é tão pequeno que é difícil diferenciar os dois orifícios.

Site:http://www.hamster.com.br
"O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas criaturas."
- Salmos 145:9



Dra. Luciana Eduardo Nagamatsu
(Médica Veterinária- CRMV/PR 7094)
Email:
reinodobicho@yahoo.com.br













24 comentários:

Anônimo disse...

oi, sou estudante de medicina veterinaria, partilho a sua opiniao, os animais sao a melhor coisa do muuundo! gostei especialmente destes posts sobre hamsters acho q tem conselhos importantes para quem pretende adquirir algum como animal de estimaçao! =) e tb despertou a mnh atençao pq quero fazer mestrado em animais exoticos parabéns estao mt bons mesmo!

~ Mαyαrα disse...

AIII ME AJUDE POR FAVOR :( eu tenho um hamster de rabo largo , mais hoje vi que um pedaço de seu rabo havia caido . Isso é perigoso ?

Anônimo disse...

Esse é um acontecimento tradicional aos hamsters que são misturados com lagartixas...

Davi disse...

Parabens, fou muito importante essa dicas para mim!
muito obrigado e continuem assim!

Anônimo disse...

Oi, desculpe incomodar, mas vi seu blog e decidi saber sobre como é criar um hamster... Se você puder me ajudar, me avise para que eu entre em contato com você para tirar minhas dúvidas! Muito obrigado e desculpe por enviar esse comentário. OBS: Caso não consiga falar comigo, eu estarei entrando frequentemente em seu blog para ver se você respodeu.. Obrigado novamente!

Oremos por Laasa disse...

olá, gostaria de saber o período de vida de um hamster sirio, obrigado

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber qual o truque mais facilpara ensinar p/ hamster!

Anônimo disse...

Olá!
Adorei quase todos seu comentários, com exceção de um:
Hamster anões russos, não podem ser agrupados, nem em pares nem eu grupos...
Todos dizem isso, mas é pura lenda, conheço muitos criadores que tiraram a prova e o final não foi feliz.
Eles brigam, se matam iguaizinhos os sírios.
Quando é casal, eles convivem bem, mas o macho ataca os filhotes em muitos casos.
JAMAIS deixem 2 hamsters juntos, jamais...

Unknown disse...

oi, gotaria de saber quando devo separar os hamster, a femea do macho já tem doze dias que eles estao juntos? E como saber se ela esta realmente esperando filhotinhos? estou esperando ansiosamente essa resposta. OBRIGADA!

escola vida disse...

gnt quero comprar um hamster mas tenho medo d n saber cuidar bem dele vcs podem me ajudar dado dicas d com cuidar bem do hamster ?
meu email é marcellasousa61@hotmail.com
obg

Anônimo disse...

Oláá!! Achei mto legal o blog, adorei!!Mas eu queria saber, tem umas partes em que diz que devo procurar conselho de um veterinário, certo, assim, onde acho veterinários de hamsters ou pode ser um comum, tipo de petshops? Bem, serio, gostei mto do blog, e vou ficar esperando a resposta!! Obrigada!!

Anônimo disse...

sera q é melhor lascas de madeira mesmo?

Anônimo disse...

se n existisse este site deveria ser inventado

Anônimo disse...

se n existisse este site deveria ser inventado

Anônimo disse...

estava presisando limpar a gaiola do meu hamster,coloquei ele na minha uotra gaiola onde havia um casal de hamster,sai do lugar onde havia colado ele,mas depois de ums 3 minutos o macho que tinha na gaiola atacou o outro que havia colocado,tirei ele da gaiola e vi que estava tudo bem,mas fiquei preocupada com meu bichinho,apesar de ele esta fazendo tudo normal como antes,o que devo fazer???? pofavor me ajude!!!

Anônimo disse...

estava presisando limpar a gaiola do meu hamster,coloquei ele na minha uotra gaiola onde havia um casal de hamster,sai do lugar onde havia colado ele,mas depois de ums 3 minutos o macho que tinha na gaiola atacou o outro que havia colocado,tirei ele da gaiola e vi que estava tudo bem,mas fiquei preocupada com meu bichinho,apesar de ele esta fazendo tudo normal como antes,o que devo fazer???? pofavor me ajude!!!

Anônimo disse...

Eu comprei o meu hamster hoje e ele não para de dormir , ele só acordou pra comer ! isso é normal ???

Natasha disse...

Me ajuda por favor!
Minha hamster foi mordida pelo gato da minha tia e agora ela está completamente estatizada com medo...e no lugar que o gato mordeu ela não esta mexendo direito... O que eu faço??

vinicius s.p disse...

o meu comprei ontem não deixa eu nem coloca a mão dentro da gaiola ajudemmmmmmmmm

Anônimo disse...

An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little homework on this.
And he actually ordered me breakfast because I stumbled upon it for
him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the
meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this subject here on your internet site.



my webpage; lowes garden center
my web page :: garden centers denver

Anônimo disse...

Por que meu filho

Emilly Betânia Sloczynski Jerke disse...

Eu amo hamsters! Eu tenho um, mas só por pouco tempo, pois sou alérgica a serragem :( Terei que da-ló para minha amiga. Ele se chama Zoiudo, é um sírio panda. Muuuuito mansinho e querido

yanmaneee disse...

lebron 11
curry 4 shoes
air max 97
michael kors outlet
coach outlet online
balenciaga trainers
supreme new york
lebron shoes
christian louboutin
goyard handbags

Unknown disse...

my companyhave a peek at these guys More about the authorclick this site Sourcefind more info